RPG erro11

Publicado em 28 de janeiro de 2011 | por Rafael Melo

1

Uma Introdução ao RPG…

closeObs.: Você está acessando uma notícia antiga, publicada há 9 anos 2 meses e 13 dias.

RPG é sigla do termo role-playing game, em português, jogo de interpretação de papéis. Ele é um estilo de jogo que funciona de modo semelhante a um teatro. O RPG clássico é jogado por um grupo, no qual um dos membros é o mestre, correspondente, no teatro, ao escritor da peça, ao diretor e ao contra regras. É ele quem cria as histórias dos jogos. Os outros são os personagens, ou atores. A diferença básica entre RPG e teatro é que o teatro segue um script, ao passo que no RPG as decisões sobre as cenas ocorrem durante o jogo, no que consiste o grande atrativo: fazer o que quiser.

A história do RPG remonta à década de 1970. Ele surgiu nos Estados Unidos, com a edição do Dungeons and Dragons (D&D), o qual daria origem ao cartoon (1983) de mesmo nome, Caverna do Dragão, no Brasil. Desde então o jogo vem ganhando diversas versões. Chegou ao país ainda na década de 1980, mas popularizou-se apenas a partir de 1991, com o jogo Dagmar, ambientado no mundo do Senhor dos Anéis.

Há três modalidades de RPG: mesa (o mais clássico), live action e videogame. No RPG de mesa os jogadores interpretam seus personagens apenas através de narrações. Cada um diz como seu personagem está agindo no momento. Cabe ao mestre narrar o jogo e conduzi-lo. Ele impõe obstáculos, como inimigos ou efeitos ambientais ou urbanos (um rio de correnteza muito rápida ou uma prisão de segurança máxima), impondo aos jogadores o desafio de transpô-los. Portanto, o mestre também pode agir como ator, no caso de ter que interpretar adversários. Os personagens interpretados pelo mestre são chamados personagens não-jogadores. As capacidades de cada personagem são registradas em uma ficha, sendo que seus registros melhoram à medida em que eles alcançam objetivos.

O RPG Live Action ocorre mediante uma interpretação mais pessoal de cada jogador. O jogo não ocorre com os membros sentados ao redor de uma mesa. Eles andam e interagem como se de fato fossem os personagens. Portanto, o live action é a modalidade de RPG a qual mais se assemelha ao teatro.

 

(Fotos da Live Action de Vampiro Réquiem em Belo Horizonte. Conheça o fórum)

O videogame, por sua vez, é a modalidade mais atual. Nela o jogador pode jogar sozinho pelo videogame ou pelo computador, ou ainda interagindo com outros jogadores, em rede. Ele favorece uma melhor visualização das cenas e das ações, haja vista que no live action e na mesa todas as cenas são imaginadas pelos jogadores. Outra vantagem do videogame é que, na independência de ter de se reunir ao grupo, o jogador pode atuar quando quiser, atingindo mais objetivos mais depressa. Não obstante, o RPG de videogame constantemente quebra um dos principais propósitos do jogo: a interação do grupo.

No blog Lua Sombria vamos nos ater a uma campanha de RPG mais específica, a Storytelling. Campanha é o contexto do jogo, no espaço e no tempo. Por exemplo, o clássico Dungeons and Dragons ocorre num mundo imaginário, cujo contexto se assemelha à idade medieval. A campanha do Storytelling engloba este mundo, o planeta Terra, normalmente no tempo atual. O que ele oferece de místico é a existência de vampiros, licantropos (lobisomens), magos, wyverns (uma espécie de dragão de porte do tamanho de um cavalo).

O RPG, mais que uma opção de lazer propriamente dita, é sobretudo a oportunidade de reunir amigos. Isso porque o jogo ocorre regularmente. Uma história de RPG pode levar semanas, meses ou anos para acabar. Apesar de ser um jogo, o RPG acaba por tornar-se um compromisso, proporcionando momentos de amizade entre seus membros.


Sobre o Autor



One Response to Uma Introdução ao RPG…

  1. Diego says:

    Parabéns pelo seu blog !!

    Gostei muito que trate sobre o tema do RPG de mesa principalmente pelos produtos da Devir como Vampiro, Mago, Lobisomem e etc… e divulga esses jogos que são brilhantes. Acho que você deve ser de BH porque reconheço algumas pessoas nessas fotos. Enfim belo trabalho !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar ao Topo ↑
  • † Siga-nos

    Facebooktwittergoogle_plusrssyoutube
  • † Facebook

  • † Twitter

  • † Parceiros

    Blutengel Brasil - Fã Blog

    Alternativo Alemão

    Insanity BH
  • † Pinterest


UA-20981104-1