Electro Gothic Chris Pohl-blutengel-entrevista-nemesis

Publicado em 28 de janeiro de 2016 | por Trevor

Chris Pohl – Entrevista traduzida do site Blutengel fanblog

Depois de anunciar sua primeira coletânea, Chris Pohl concedeu uma entrevista ao site Blutengel Fan Blog, abordando detalhes sobre o trabalho de regravação, a arte da capa, o futuro do projeto e algumas curiosidades. Hoje estamos trazendo para vocês a entrevista em português, gentilmente traduzida por nossa colaboradora Giulia Fontana. Confira!

No dia 26/02/2016, Blutengel lançará Nemesis, que é não somente a sua primeira coletânea oficial com os maiores sucessos, mas também uma aula de história preparada da melhor maneira: com clássicos, hits e favoritos da música do passado até a dos dias de hoje. Por esse motivo, o Fan-Blog está mais uma vez com Chris Pohl, líder da banda, para conversar um pouco sobre o novo trabalho e sobre o show de mesmo nome que ocorrerá no dia 30/07/2016 no Wasserschloss Klaffenbach na cidade de Chemnitz.

BE Fan-Blog: O nome “Nemesis” aponta, na mitologia grega, para a deusa da vingança, um inimigo mortal, ou simplesmente para a justiça em equilíbrio. Então, como lhe veio a ideia de chamar a sua coletânea com os maiores sucessos assim? O que se esconde por trás do título do álbum?

Chris: Muito bem, este último sentido foi o que me veio como o mais conveniente para o álbum… Além disso, esse termo também significa “arqui-inimigo eterno”… Nós sempre fomos uma banda que po(h)lariza e muitos dos que nos odeiam seguramente tiveram inveja da nossa longa carreira… Com o álbum eu mostro que isso ainda acontece e que as nossas velhas músicas do início da banda se perpetuam ao longo da jornada na qual estamos.
BE Fan-Blog: O que você pode me dizer sobre a arte da capa?

Chris: O que você quer ouvir? ;) Eu quis que tivesse um mostrador… De início eu tinha pensado numa ampulheta, mas isso já estava no nosso “In alle Ewigkeit”… O EP daqueles tempos já apresentava, de certo modo, o tema tempo… Além disso, o “Nemesis” devia ser requintado, mas simples. Fizemos o trabalho em conjunto com o nosso artista gráfico e o resultado fala por si. De qualquer forma, fico bastante entusiasmado com os traços límpidos.

BE Fan-Blog: Coletâneas com os maiores sucessos são publicadas normalmente quando se esboça alguma mudança. Isso corresponde à realidade de Blutengel ou é porque você é da opinião de que já atingiram a maturidade necessária para uma tal compilação?

Chris: Ora, coletâneas com os maiores sucessos são lançadas, na maioria das vezes, quando nada mais ocorre ao artista, quando a coisa não está indo bem mas a gravadora quer ganhar dinheiro rápido… Também, várias vezes nos perguntaram sobre uma coletânea com nossos maiores sucessos, mas eu sempre rejeitava a ideia. Sempre pensei que seria injusto para com os fãs, uma vez que eles já tinham as canções… Porém, depois que passamos dos 15 anos da banda, achei que já seria tempo de fazer isso. Mas certo! Isso significava recuperar todas as canções, prepará-las novamente, fazer uma nova mistura… Não estava para acontecer uma mudança geral, mas eu queria trazer nossas canções mais antigas para a atualidade… Essas canções soam como se eu as tivesse composto hoje e era este o meu desejo.

BE Fan-Blog: A partir de qual ponto de vista você selecionou as faixas para o “Nemesis”? Orientou-se pelo seu próprio gosto pessoal ou foi mais de acordo com os fãs? Essa foi uma escolha fácil para você?

Chris: Vários fãs vão sentir falta das suas músicas favoritas… Mas daria na mesma o que quer que eu tivesse escolhido… Tem sempre alguém que faria alguma coisa diferente… Ou seja, escolhi tudo a partir do meu gosto pessoal: músicas às quais sou muito ligado, músicas que gosto de executar ao vivo e músicas que abriram novos caminhos para mim…

 

BE Fan-Blog: Qual é o seu registro preferido dessa coletânea e por quê?

Chris: Difícil dizer… mas, na verdade, escolheria “Children of the Night” ou “Die with you”, que agora tem o efeito dramático que eu não tinha conseguido produzir.

BE Fan-Blog: Como foi, para você, ver suas canções antigas novamente incorporadas?

Chris: Então… Algumas nós já tocamos regularmente ao vivo… Outras, eu praticamente nunca mais cantei… Foi bom que hoje eu pudesse me recordar de todas essas letras.

BE Fan-Blog: Enquanto trabalhava no “Nemesis”, você se lembrou de algum momento especial que viveu com a música?

Chris: Eu refletia continuamente sobre os meus primórdios… Por exemplo, com “Weg zu mir” eu me lembrava dos meus pais me acolhendo no meu antigo quarto de criança… E também da minha amiga de infância… Ela tinha que cantar primeiro quando meus pais saiam para fazer compras, pois assim ninguém nos ouvia… ^^ Sim, surgiram algumas lembranças importantes.

BE Fan-Blog: Ao se comparar as canções que foram musicadas de novo com as versões originais, foi possível perceber uma clara evolução na banda (tanto vocal quanto instrumentalmente). Como você vivencia essa evolução e como a descreveria?

Chris: Em qual banda? :D Hehe… Eu de fato fiz tudo isso… Seguramente EU mesmo evoluí… Mas também tem a parte da produção. Com Mario, o produtor que contratei, eu pude simplesmente fazer o que não podia fazer sozinho. Também espero que eu tenha evoluído em termos de vocal… bem como de composição. Basicamente, é bastante libertador trabalhar assim, como eu faço agora… Não reparo mais naquilo que eu devo ou quero fazer na cena da música… Faço música e deixo para o ouvinte decidir em qual categoria ela se encaixa… Não tenho medo de violas nem de autênticos piano e cordas, de fato não somos mais exatamente uma banda de música eletrônica…

BE Fan-Blog: Houve elementos musicais que antes eram absolutamente “proibidos” na banda, mas dos quais você hoje em dia não abre mão?

Chris: Não…

BE Fan-Blog: “Nemesis” ainda não foi lançado. O predomina no momento: alegria antecipada ou nervosismo a respeito do quanto o álbum vai agradar os fãs?

Chris: Verdadeira alegria… Apesar de que eu sei que um monte de gente vai dizer: “Prefiro as versões antigas”… Mas tudo bem… Elas ainda existem. Com o “Nemesis” eu apenas ofereço aos fãs a possibilidade de ouvir como eu executo esses temas principais hoje em dia. De qualquer modo, eu os acho, sem exceção, melhores que os originais, do contrário, nem os teria feito.

BE Fan-Blog: “Nemesis – Das Open Air”, que acontecerá no dia 30/07/2016 no Wasserschloss Klaffenbach em Chemnitz, será entremeado com convidados especiais. O que os fãs devem esperar disso?

Chris: Um belo show em um belo espaço… Vamos tocar exatamente as músicas do “Nemesis”… “Weg zu mir”, “Der Spiegel”… Canções estas que há tempos não se escuta ao vivo… Quanto aos nossos convidados, ainda estou escolhendo, mas já tenho algumas ideias.

BE Fã-Blog: Trata-se do seu primeiro show próprio ao ar livre. Como lhes veio essa ideia e por que escolheram justamente esse local?

Chris: Depois que tivemos mais de 2000 pessoas em Dresden, o nosso organizador veio com essa ideia. Achei que realmente fosse muita coisa para nós, mas todos eram da opinião de que poderia dar certo e de que esse lugar tinha chances de ficar bem cheio.

BE Fã-Blog: Finalizemos com um olhar para o futuro: Para onde se dirige Blutengel daqui pra frente? “Nemesis” poderia ser tomado como um critério para prever como será o próximo álbum (2017)?

Chris: Não! Nemesis fica por si. Nós já estamos trabalhando no novo álbum… Já o preparávamos inclusive antes do Nemesis. O novo álbum terá todos os elementos que, desde 2013, fazem parte de Blutengel: temas eletrônicos, baladas, faixas acústicas, violas… Em termos de música, simplesmente apresentará tudo o que eu gosto… Já temos cinco temas principais na caixa… Com canto… Acredito que tudo esteja razoavelmente bom… Mas no fim VOCÊS é que decidirão isso…

Muito obrigado pela entrevista!

Tradução: Giulia Fontana Pena

Original: http://www.blutengel-fanblog.de/interview-nemesis

 

Tags: , , ,


Sobre o Autor

Desenvolvedor de sistemas web, fascinado por estórias sobrenaturais e música obscura. Criou o Lua Sombria para divulgar informações sobre bandas, livros, jogos de RPG e trocar idéias com pessoas que compartilham esses mesmos vícios.



Voltar ao Topo ↑
  • † Siga-nos

    Facebooktwittergoogle_plusrssyoutube
  • † Facebook

  • † Twitter

  • † Parceiros

    Blutengel Brasil - Fã Blog

    Alternativo Alemão

    Insanity BH
  • † Pinterest


UA-20981104-1