Literatura Cthulhu

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 | por Trevor

Cthulhu – Há 85 anos corrompendo nossa sanidade

closeObs.: Você está acessando uma notícia antiga, publicada há 6 anos 5 meses e 17 dias.

 

“Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagn”

O Oceano Pacífico esconde sob suas águas um mundo inóspito para nós, seres humanos. Não obstante, esse lugar é covil de perigosas criaturas marítimas, temidas por navegantes de todos os séculos. A era do ceticismo jogou mais um véu de obscuridade que nos ofusca a contemplação de poderosos monstros místicos que se aproveitam dos desprecavidos.

Nesse terrível universo submerso, habita o ser mais perigoso e poderoso que este mundo já conheceu: Cthulhu. Essa criatura horrenda pode lhe causar tamanho temor, que você pode perder sua sanidade mental apenas ao deslubrá-lo com seus próprios olhos. Não se sabe ao certo qual a origem de Cthulhu. Rés a lenda que ele veio de um planeta chamado Vhoori, mas nada disso é confirmado. Tudo que se sabe é que ele veio de um planeta muito distante da Terra, e chegou aqui no primórdio dos tempos.

Mas por ora, não se preocupe. Cthulhu permanece adormecido na submersa cidade de pedra R’lyeh, e assim será até que a formação das estrelas assumam a posição que despertará o monstro. E assim, ele dominará novamente a Terra.

 

Hora de despertar, poderoso Cthulhu!

Hora de despertar, poderoso Cthulhu!

 

O monstro é uma criação da mente genial de Howard Phillips Lovecraft e sua primeira aparição foi no conto The Call of Cthulhu, publicado na revista Weird Tales no dia 1 de fevereiro de 1928. Portanto, hoje celebramos os 85 anos dessa terrível entidade. Durante todas essas décadas, o mito de Cthulhu se tornou base e inspiração de músicas, livros, filmes e jogos de RPG. Sendo assim, aqui deixo meus parabéns ao H.P. Lovecraft por esse magnífico trabalho de ficção sombria.

 

Para conhecer mais sobre o mito, recomendo a leitura:

O Chamdo de Cthulhu e outros contos

 O Chamado de Cthulhu reúne desde as primeiras produções de Lovecraft, como “Dagon”, até obras escritas logo antes de sua morte, como “O assombro das trevas”. Traz ainda o grande clássico “O chamado de Cthulhu” e o inédito “A música de Erich Zann”, considerado pelo autor um de seus melhores escritos. O volume é um desconcertante passeio pelo universo macabro de um dos grandes mestres do horror.

Faça sua encomenda na Livraria Saraiva

 

 


Sobre o Autor

Desenvolvedor de sistemas web, fascinado por estórias sobrenaturais e música obscura. Criou o Lua Sombria para divulgar informações sobre bandas, livros, jogos de RPG e trocar idéias com pessoas que compartilham esses mesmos vícios.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar ao Topo ↑
  • † Siga-nos

    Facebooktwittergoogle_plusrssyoutube
  • † Facebook

  • † Twitter

  • † Parceiros

    Blutengel Brasil - Fã Blog

    Alternativo Alemão

    Insanity BH
  • † Pinterest


UA-20981104-1